Quinta do Ribeiro Logo

O Espaço

É no coração do alto Minho, entre os rios Lima e o Cávado, no Vale do Neiva, na Freguesia de Balugães, em tranquilo ambiente rural que encontramos a imponente entrada da Quinta do Ribeiro.

O brasão da Quinta, no frontal da nobre entrada, ostenta no seu interior seis losangos em forma de cruz (simboliza o sacrifício) que representa as pedras ou "ortóstatos" de uma Anta. (monumento megalítico tumular) de onde provem o nome da família D`antas, seu actual proprietário.

Aqui encontra um espaço com todas as características para um evento de luxo. Sempre em constante mudança, onde a construção rústica se alia ao modernismo e conforto nos interiores para criar um ambiente inesquecível.

Exterior

A calçada portuguesa, com desenhos, em forma de losangos, preenche todo o espaço exterior em perfeita harmonia com a rusticidade do local. Aqui a pedra é rainha, contrastando a riqueza das nobres madeiras e vidros pintados, dominando os edifícios e criando uma atmosfera que nos remonta a outras época.

Interior

A casa senhorial, construida no Século XVII, foi criteriosamente reconstruida até final de 2004, reunindo todas as técnicas e materiais da época, fazendo reviver os velhos sábios Mestres artesãos, numa dedicação de 6 anos, apresentando, no interior dos salões, tetos em gesso talhado e madeiras nobres, mantem único este empreendimento de requinte.

Jardins

No meio dos 3000 m2 de jardim serpenteia um Ribeiro com centenas de metros que dá nome à Quinta. As cores vivas e o verde das inúmeras plantas que aqui florescem criam um espectro fascinante , apelando a todos os sentidos e criando uma simbiose com a natureza única.

Museu Agrícola

Pode encontrar no espaço, diversos utensílios utilizados na arte de cultivar a terra, tão própria e enraizada na vida dos nossos antepassados. Pode explorar um lagar de azeite, a forja mostrando a arte de forjar o ferro ou um tear tradicional entre outros objectos utilizados para lavrar a terra manualmente com ajuda de animais.